Sistema de Ensino: SAS - Sistema Ari de Sá

Metodologia

A prática do ensino exige determinados procedimentos e técnicas que podem variar conforme o método escolhido. Entretanto, em um Sistema de Ensino de excelência, a metodologia precisa estar de acordo com as mais diversas propostas pedagógicas, mantendo-se coerente aos valores éticos e ao respeito aos direitos humanos.

O SAS elaborou um plano de conteúdos a partir de um projeto pedagógico de ensino que concebe a aprendizagem como resultado dos processos de interação. Assim, o material mantém a adequação dos assuntos de acordo com a idade do aluno, sem se distanciar dos documentos norteadores da educação no Brasil, tais como Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais e Matriz de Referência do ENEM.

Os materiais didáticos do SAS estão divididos em 5 coleções, a saber:

• Vivenciando e Aprendendo - abrangendo toda a Educação Infantil;
• Lendo o Mundo - compreendendo o Ensino Fundamental I;
• Coleção Fundamental - do 6º ao 8º ano do Fundamental II;
• Coleção Integrada - estendendo-se do 9º ano do Fundamental à 2ª série do Médio;
• Pré-Universitário - subdividindo-se em 3ª série regular e Pré-Vestibular.

Em cada coleção, os temas são trabalhados de forma a incentivar a capacidade de análise crítica e o raciocínio lógico, valorizar a expressão de ideias em diferentes linguagens, assim como a utilização de diferentes fontes de informação e de tecnologia na construção do saber, estimulando no aluno o gosto pela leitura e escrita e contribuindo para ampliar sua visão de mundo, levando-o a compreender a importância da cidadania, da participação social, do questionamento, do diálogo e da proposição de soluções para a mediação de conflitos.